Machado, Ana Maria. Infâmia. Alfguara. Rio de Janeiro / RJ;
2011; 277 páginas.
Breve relato da autora:
Ana Maria Machado é
uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira, que atua
intensivamente na promoção da leitura e fomento do livro.
Dados da obra:
Em Infâmia, a autora questiona os
artifícios e as calúnias que com tanta frequência encobrem a verdade no mundo
atual. O romance narra a história de um embaixador que vê sua vida virar de
cabeça para baixo ao receber um envelope contendo documentos sobre sua filha, a
qual foi encontrada morta em um contexto intrigante e enigmático. Em outra
parte da trama o empregado de um setor público é falsamente considerado
corrupto. Estes casos, baseados na realidade de um mundo globalizado e cada vez
mais atrelado ao universo virtual no qual as notícias se propagam velozmente, possibilitam
à autora discorrer sobre a linha sutil que se interpõe entre o verdadeiro e o
falso.
Passagens:
O critério da fonte
fidedigna. Respeitável. Dava para Vilhena explicar por aí, agora que se sentia
um pouco fisgado pela conversa. Mas só quando acabasse a série de exercícios.
Aquela era a final, ele sabia. Já fazia parte do alongamento. Não dava para se
concentrar numa atividade física, sentir dor e discutir filosoficamente sobre a
verdade ao mesmo tempo. Essa garotada de hoje se acostumou a fazer dever de
casa enquanto ouve música e, ainda por cima, a televisão está ligada em desenho
animado. E, como se não bastasse, manda mensagem pelo celular no meio de tudo
isso. Desde pequenos, todos eles dispersivos. Tudo fragmentado demais. Para ele,
não dava. Uma coisa de cada vez. Agora ia acabar a série que estava fazendo. No
máximo, trocaria umas frases cordiais com Jorjão. Mas tinha de ficar na
superfície. Depois conversariam.
... Ser intruso em muitas histórias lidas, ao longo de
muitos anos, colabora para desenvolvermos uma certa esperteza. Sagacidade
leitora. Ajuda a desenvolver a capacidade de perceber lacunas ou incoerências
em narrativas que tentam nos impingir versões espúrias a ocultar indícios
significativos. A experiência acumulada nos dá a sensação de que aquilo não faz
sentido totalmente. Como diz a linguagem popular, podemos desconfiar de que
aquela história está mal contada.
A história da
literatura lhe comprovava isso. Autores cegos que puderam iluminar seus
leitores e revelar o real, mesmo sem enxergar nada ou vendo mal, eram exemplos
que se sucediam pelos séculos, nas diferentes culturas de Homero ou Milton ao
cego Aderaldo. Ainda outro dia estivera conversando sobre isso com Camila, que
lhe falara num estudo recente sobre cegueira e literatura. Examinando as
citações artísticas de Jorge Luis Borges, James Joyce e João Cabral de Melo
Neto. Sem esquecer o belo romance de Saramago disfarçado de ensaio, ou o filme
nele inspirado, a que não assistira, mas que Mila comentara, ao lhe trazer a
fala de um personagem: A única coisa mais terrível que a cegueira é
ser a única pessoa que consegue ver.
Junto a esse Ulisses, Vilhena nunca chegara a se
sentir intruso. Lera o livro mal e mal, nunca relera inteiro. Reconhecia sua
importância, mas o achava confuso. Tinha admiração por ele, não amor. Muito
diferente do sentimento que tinha pelo Ulisses
original de Homero, esse sim, objeto de fascínio e paixão durante toda a
vida. Começo de toda a literatura ocidental. Poderia também ser o seu começo de
releituras daí a alguns dias, depois da operação. Uma alegria tentadora:
folhear de novo as páginas da velha história grega, entre os dedos cor-de-rosa
da autora e as tempestades marítimas desencadeadas pelos deuses. Boa lembrança.
Excelente meta.
Eu, simplesmente Manuel, tenho de sair da redoma.
Descer do pedestal. Não me omitir. Não compartilhar mais com os Xavieres da
vida esses lugares protegidos. Não desviar o olhar. Ser capaz de não me excluir
do real ao ser intruso no fictício.
Posso, sim, trazer para os dias que me restam a
memória do vivido, do lido e do relido, mas sem deixar de fora as emoções
destiladas gota a gota, que eu sempre deveria ter percebido e tantas vezes me
recusei a olhar, para não ver.
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