sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Antologia Poética

de Moraes, Vinícius. Antologia Poética. Livraria José Olympio Editora; Rio de Janeiro; 1981; 210 páginas.

Dados da obra:

O livro corresponde a dois períodos na poesia do autor: fase cristã (transcendental, mística) e fase material (repulsa ao idealismo dos primeiros anos). Além de cinco elegias, representativas do período de transição entre as duas tendências contraditórias.

Breve relato do autor:

Nascido no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos.

Passagens:

A Vida Vivida

"– O que é a mulher em mim senão o Túmulo.
O branco marco da minha rota peregrina.
Aquela em cujos braços vou caminhando para a morte
Mas em cujos braços somente tenho vida?"


Pátria Minha

"... – Tenho-te, no entanto, em mim como um gemido
De flor; tenho-te como um amor morrido
A quem se jurou; tenho-te como uma fé.
Sem dogma, tenho-te em tudo em que
não me sinto a jeito.
Nesta sala estrangeira como lareira
E sem pé-direito...
...
Fonte de mel, bicho triste, pátria minha
Amada, idolatrada, salve, salve!
Que mais doce esperança acorrentada
O não poder dizer-te: aguarda...
Não tardo!...
...
Agora chamarei a amiga cotovia
E pedirei que peça ao rouxinol do dia
Que peça ao sabiá
Para levar-te presto este avigrama:
Pátria minha, saudades de quem te ama...
Vinícius de Moraes."


"– Eu poderia estar voltando de, ou indo para: não teria a menor importância.
O importante seria saber que eu estava presente..."
(Poema de Auteil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.